A culpa é sempre dos cidadãos, nunca dos governantes
A culpa é nossa por não existirem hospitais com profissionais suficientes e em condições perfeitas para garantir o seu bom funcionamento.
A culpa é nossa por toda a corrupção que existe, que se vê, e que todos sabem que existe, e que é cada vez mais difícil controlar, já para não dizer acabar com ela de vez (isso a mim já me parece assim uma utopia)
A culpa é nossa por não existirem escolas com professores e condições para que os alunos possam usufruir do melhor para se formarem.
A culpa é nossa por não haver funcionários públicos suficientes, e os que existem não estão formados ou motivados, para que possa cumprir de forma profissional a sua função de forma a fazer o sistema funcionar e ser eficaz.
A culpa é nossa pelos incêndios devastadores, e por tantos que morreram e morrem, pelo roubo de Tancos, pela carga fiscal, pela decadência e quase "morte" do SNS, pelo BES, pelo Berardo, pela CGD, pelo BPN, pelas filas nos serviços públicos, pelo mau funcionamento dos transportes públicos, por estarmos horas e horas à espera, e por tantas outras coisas que nem me consigo lembrar, porque a pessoa começa a ficar cansada de ver tanta coisa funcionar mal neste país. De facto não sei se seremos culpados de tudo isto, mas somos culpados de uma coisa: Somos culpados por não existirem políticos competentes, e capazes neste país.
Conclusão: Isto sem todos nós, cidadãos deste país é que era..!!
https://expresso.pt/economia/2019-06-24-Governo-culpa-utentes-pelos-atrasos-nos-cartoes-de-cidadao